terça-feira, janeiro 25, 2005

Não era bebedeira...

Perante o que se contém no post anterior, armado de paciência, mandei-lhe a seguinte mensagem:

«Oh Casimiro... Você bebeu hoje? Veja lá se tem tino...e se volta a si.
O Sr. já teve razão uma série de vezes e assim perde completamente o crédito.
Ninguém tem criticado mais o Lello do que eu. Mas não é caso para esse ódio nem para essa falta de senso.
O Lello não é igual ao Cesário...
O Lello transformou os nossos consulados que eram um vergonha em repartições decentes. A gente pode não concordar com ele no método das escolhas... Mas agora não vamos chover no molhado.
Você que é um tipo inteligente (deixe-me dizer-lhe, como seu amigo, que você é um bronco mas é inteligente) deveria já ter percebido que essa desenteria não leva a nada e só o encrava.
É ou não é verdade que, com todas as divergências de pormenor, estivemos sempre do mesmo lado, contra as prepotências e os abusos do Cesário, contra a destruição dos serviços de apoio aos portugueses?
Vamos jogar tudo isso fora?
Vamos criar um vazio?
Vamos dar o ouro ao bandido? Você tem que pôr essa inteligência a funcionar...
Há passos importantes que se deram nestes dias. Há compromissos... Tem havido conversas muito duras.
Só não erra quem não é homem?
O que é que nós queremos (eu não sou emigrante mas tenho estado sempre do vosso lado... e você não me vai desmentir) não é melhorar a condição dos portugueses?
O que nós queremos não é que eles tenham mais informação, que tenham serviços via Internet, que se sintam na sua casa mesmo que estejam à distância?
Para que é que você isto (o Portugal Club), foi para destruir, para vaidade pessoal ou para ajudar a melhorar as condições dos emigrantes?
Então vamos ter tino... As listas não são as melhores, mas têm gente séria. Até aqueles que a gente não conhece podem vir a ser bons representantes se se comprometerem com as comunidades.
O que temos que fazer agora é comprometê-los, obrigá-los a aceitar as legítimas aspirações dos emigrantes.
Há um velho ditado que diz que «todos os burros comem a palha; é preciso é saber dar-lha». É isso que temos que fazer.
Você duvida da seriedade do Carrelo?
Você duvida da combatividade do Melo?
Você acha que o Lello vai voltar atrás nalgum compromisso se as comunidades lhe fizerem saber o que querem? Nisso, ninguém pode acusar o Lello de ter falhado a compromissos.
Eu critiquei o método da escolha. Mas isso está ultrapassado... No resto sempre o defendi (lembra-se?). Há uma obra notável que ele fez em termos de instalações. Com o orgulho que ele tem (é um homem do Porto, não se esqueça) acaba por ser a pessoa ideal para realizar uma série de projectos que não irão avante se cruzarmos os braços.
Para já lhe digo: é o único político português com capacidade e contactos para dar uma ajuda à Portuguesa e para repor no lugar a que ela tem direito.
É o único político português com arrojo suficiente para instalar «lojas de cidadão» onde as pessoas estão a ser mal servidas.
Com todos os defeitos que tenha, é uma pessoa que cumpre quando se compromete. E eu tenho autoridade para dizer isto, porque andei as turras com ele.
Fala você de autoritarismo... Não tem razão nenhuma...
Há é má informação, porque isto tem estado tudo morto. E ainda não houve tempo para dizer que as coisas mudaram.
Todos temos defeitos, mas você sabe que o PS é o partido das liberdades. É do nosso cerne lutar contra o autoritarismo e vamos continuar a fazê-lo.
Ou você julga que se o PS ganhar continua aquela pouca vergonha em S. Paulo, de um consulado à porta fechada. Posso dizer-lhe que foi o Lello quem, depois de ouvir os companheiros de S. Paulo perguntou como é que isso era possível... Porque ele estava mal informado. E ao que sei garantiu que a primeira coisa que fará um governo do PS é abrir as portas do consulado ao público e que a segunda será mudar o consulado para o centro da cidade, onde possam chegar todas as pessoas.
Isso é positivo. Temos que ter a humildade de dialogar e de nos entendermos. Temos que pensar nas comunidades, mais do que nos nosso interesses pessoais.
E temos que ter nós próprios dignidade.
A política é a mais nobre das artes. Não a podemos misturar com merdas, papeis higiénicos e cornos, no lugar das ideias.
Você é um grande lider e os lideres não fazem a merda que você fez nos últimos dois dias.
Pare um bocadinho e pense, que é o que o meu amigo precisa.
Não tem necessidade de por esta mensagem no ar... Mas se tiver a coragem de o fazer, faça-o só depois de relaxar, pensar e agir como um ser racional.
Tenho a certeza de que ao meu lado estão milhares de pessoas (falei com algumas delas) que não querem que o Casimiro se transforme naquilo que ele não merece.»
Falamos a seguir e ele respondeu-me que não estava bêbado porque lhe tinha acabado o vinho. Acreditei e lancei uma apelo ao bom-senso.
É uma pena que ele destrua este interessante forum, de onde todos os dias desaparecem pessoas interessantes.
Disse-lhe que o texto não era para publicar, que era um texto para ele ler e meditar.
E o que é que fez o homem?
A maior sacanisse que me fizeram nos últimos tempos: retirou textos que têm uma história e um tempo do seu contexto e publicou uma miscelânea que só não é ofensiva porque é desonesta...