segunda-feira, janeiro 24, 2005

Protesto de Amadeu Moura....

Amadeu Moura, do Canadá, protesta junto do PortugalClub e suscita suspeita de censura:

«Mal soube das sanções aplicadas ao Manuel de Melo, procurei obter informações para descortinar o porquê de tal medida, lançando no Portugal Club uma mensagem de pedido de esclarecimentos. A minha mensagem não veio a publico mas, entretanto, apareceu o “comunicado” do porta-voz do MNE e, mais tarde, Miguel Reis a por os pontos nos ii.
A ladainha do MNE era de pôr o comum dos cidadãos de pré-aviso. Tantas sanções e tantas suspensões, vindas de onde vêm, são logo de duvidar!
O MNE é useiro e vezeiro a castigar o pessoal dito subalterno. Os diplomatas, esses, ficam sempre ora inocentados, ora com sanções extremamente diminutas, devidos às circunstâncias atenuantes...
E têm havido “gaffes” de bradar aos céus! Aqui em Montreal, há uns anos, houve uma queixa. O MNE despacha um inspector diplomático para averiguar os autos. O denunciador das manobras acabou por ser castigado...

É que as averiguações são feitas por gente da mesma igualha. Todos primos, conhecidos, gente de punho de renda, de linhagem, que gere o Palácio das Necessidades como uma sua coutada no Alentejo.

Os funcionários recrutados localmente aos destacados sem estatuto diplomático, são considerados como outrora o eram os agricultores alentejanos, sem direitos e sujeitos à arbitrariedade dos patrões.

É por isso que a sanção ao Melo aparece agora e não é de todo inocente. Os PSD actuais não andam muito longe dos “fachos” da altura do Rui Patrício. Aliás, são descendentes directos desses. Os pais comeram na manjedoura do salazarismo e os filhos, agora, são “democratas”. Mas quando sentem que podem perder o poder democraticamente, abandonam todas as regras do jogo, recorrendo a toda a espécie de artimanhas. A matriz é a mesma. E convém que estejamos a atento a isso.

Por isso, reitero o meu apoio ao Melo e lanço um apelo a todos os participantes do PortugalClub do círculo “Europa” que votem na lista de que o Melo é candidato

Elegendo-o. será uma das maiores bofetadas de luva branca aos Carneiro Jacintos, Antonios Monteiros e Carlos Gonçalves.

Amadeu Moura»