quarta-feira, novembro 08, 2006

EDMUNDO PEDRO - MEMÓRIAS

«O Bento revelaria, ao longo dos poucos meses que permaneceu na empresa – aproximadamente seis meses, até onde me posso recordar – as múltiplas utilizações dos tornos mecânicos, algumas delas até ali desconhecidas.
Os tornos mecânicos são, por natureza, máquinas rotativas. Pois o Bento obrigou o seu torno, com um acessório que lhe aplicou, a fazer movimentos alternativos de vai e vem. Mostrou que, com esse movimento oscilante, os tornos, com os acessórios por ele imaginados, podiam produzir frezas e fabricar peças que nunca antes deles tinham saído.
O seu posto de trabalho transformou-se num local de romaria! Quando o almirante Cerqueira o visitava – o que, a partir da altura em que o Bento regressou à oficina, passou a ser frequente – falava com ele, demoradamente, sobre as suas experiências inovadoras e, em geral, sobre os mais variados temas técnicos. Por vezes, demorava-se junto do Bento durante mais de uma hora. Conversavam, enquanto ele trabalhava. A minha actividade na bancada dos aprendizes, a uns três ou quatro metros de distância, permitia-me acompanhar parte dessas conversas.
Criou-se à sua volta, durante o curto período em que se conservou no Arsenal, uma aura de autêntica devoção! »