sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Há outras formas de racismo e discriminação...

A forma mais imbecil de racismo e de discriminação é a da criação de serviços especiais que assentam a sua justificação, essencialmente, na discriminação.
Veja-se esta notícia do ACIME:

«Em funcionamento desde o final de 2006, este Gabinete vai desenvolver as suas actividades através do Programa “Cigadania” que apoia projectos de intervenção e capacitação no terreno, como a formação de professores, de técnicos de intervenção social e de mediadores ciganos.
O serviço, que era até agora prestado através do Gabinete de Apoio Técnico às Associações de Imigrantes e Minorias Étnicas (GATAIME), vai também trabalhar na área da informação e comunicação, estando previsto o lançamento de um site para fomentar um melhor conhecimento das populações ciganas e uma maior divulgação dos projectos e actividades que as envolvem.
O GACI prevê também continuar a publicar a “Colecção Olhares”, que trata a inclusão das comunidades ciganas, bem como editar guias e brochuras temáticas inéditos.»
A continuação da discriminação dos ciganos passa, antes de tudo, pela criação de órgãos especiais para tratar da «cigadania».
Importante era que os ciganos fossem tratados na base dos princípios da cidadania.