sexta-feira, maio 04, 2007

Os portugueses da «Operação Furacão»

Leio no Diário de Noticias de 26/4/2007:

«Os dois portugueses envolvidos no megaescândalo do Brasil que envolve polícias, advogados, juízes, líderes de escolas de samba, são irmãos e naturais da zona de Aveiro. Serão hoje ouvidos em tribunal, com outros 19 suspeitos de pertencerem à mafia do jogo. Laurentino dos Santos e Licínio Soares Bastos, donos do Bingo Icaraí são tidos como " laranjas" (intermediários) dos chefes da criminalidade, para "lavagem de dinheiro".
A audiência terá início às 13.00 (17.00 em Lisboa) e os três primeiros suspeitos a depor serão os chefes do crime: Aniz Abraão David, o "Anísio", presidente da escola de samba campeã do último Carnaval do Rio, a Beija-Flor, Aylton Guimarães, o "capitão Guimarães", presidente da Liga das Escolas de Samba, e Antonio Kalil, o "turcão", contraventor que muitos julgavam reformado.
Contactado pelo DN, o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, esclareceu que - ao contrário do que inicialmente se afirmou- Licínio Soares Bastos não chegou a ser confirmado como cônsul honorário para a cidade de Cabo Frio, a 150 km do Rio de Janeiro. Mas admitiu que ele foi indicado para o cargo.
"O Sr. Licínio Soares Bastos nunca chegou a ser Cônsul Honorário de Portugal em Cabo Frio. Com efeito, ele havia sido indigitado, no ano passado, para esse lugar. Não se concretizou, porém, a sua nomeação perante o Ministério das Relações Exteriores brasileiro."
Segundo Francisco Seixas da Costa, a embaixada de Portugal "tem acompanhado, em estreita articulação com as estruturas consulares, as notícias sobre um eventual envolvimento de cidadãos portugueses em actividades delituosas, com vista a garantir que, tal como em outros casos envolvendo cidadãos nacionais, os seus legítimos direitos são salvaguardados e que todas as garantias para a respectiva defesa existem."E afirmou que, para já, "os cidadãos estão detidos para averiguações.
Se elas vierem a ser conclusivas, poderão ser indiciados pelo Ministério Público". E sublinhou: "Mesmo que isso venha a acontecer, deverão sempre beneficiar de presunção de inocência até que uma sua eventual sentença condenatória transite em julgado."
Licínio Soares Bastos é um dos fundadores do jornal quizenário Tribuna Press, de Ovar.
A lista dos fundadores é a seguinte e consta nesta data da ficha técnica do jornal:
Aníbal Oliveira Araújo
Manuel Justino Gomes da Costa
Álvaro José Ferreira Brandão
Artur Manuel Borges Duarte
Manuel Moreira de Oliveira
Nelson Correia Fernandes
Fernando de Jesus Lagoa
António dos Santos Gomes
Vítor Manuel Dias dos Santos
Abel Tavares Russo
Daniel da Costa Soares Mateus
Brasilino da Conceição Mateus
Fernando Henrique
Desidério da Silva Bastos
Armando Melo Almeida
Jerónimo Rodrigues Lopes
Licínio Soares Bastos
Nilton Soares Bastos
Francisco Marques Garrido
Manuel Alves Ferreira
Fernando Costa e Silva
José Luís Sá
À cabeça está o proprietário do jornal, Anibal Oliveira Araújo, que foi candidato do PS, pelo círculo Fora da Europa, nas últimas eleições legislativas.
As pessoas que agora foram presas foram então indicadas como sendo os financiadores da campanha eleitoral.
Terão sido eles a impôr Aníbal de Araújo?
É verosimil.
Verdade é que os fundos mobilizados para a campanha no Rio de Janeiro foram de tal dimensão que o PSD se viu obrigado a apresentar uma queixa na Comissão Nacional de Eleições, que pode consultar-se no Boletim nº 1/2005 da Comissão Nacional de Eleições.