sábado, novembro 22, 2014

José Sócrates preso em Lisboa

A Procuradoria Geral da República anunciou  que o ex-primeiro-ministro José Sócrates foi detido, no aeroporto de Lisboa.
Citamos:
Num comunicado enviado à TSF, a PGR confirma que foram feitas quatro detenções, entre elas a de José Sócrates «no âmbito de um inquérito, dirigido pelo Ministério Público e que corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), e onde se investigam suspeitas dos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção, na sequência de diligências, desencadeadas nos últimos dias, foram efetuadas quatro detenções».
«Entre os detidos encontra-se José Sócrates», confirma a PGR.
A Procuradoria adianta também que «foram ainda realizadas buscas em vários locais, tendo estado envolvidos nas diligências quatro magistrados do Ministério Público e 60 elementos da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Polícia de Segurança Pública (PSP), entidades que coadjuvam o Ministério Público nesta investigação».
«O inquérito, que investiga operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível, encontra-se em segredo de justiça», sublinha a nota da PGR que esclarece também que esta investigação é independente do denominado inquérito Monte Branco, não tendo tido origem no mesmo».
….
Recentemente, foi condenado a pena de prisão de cinco anos o antigo ministro Armando Vara, registando-se uma polémica sobre escutas telefónicas a que aparece associado o nome de Sócrates.