sábado, outubro 01, 2011

Uma crise financeira duradoura e injusta


A crise financeira que afeta Portugal será duradoura e afirmar-se-à cada vez mais injusta. Basta acompanhar diariamente a informação contida no site www.base.gov.pt  para se ter a noção do desperdício que conduz aos desequilíbrios.
Continuam a ser despesas que poderiam evitar-se e, em muitos casos, por valores manifestamente excessivos.
Alguém se deu à paciência de fazer uma lista que me caiu na caixa do correio.
Vale a pena analisá-la...

1.    ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO ALENTEJO, I. P.

- Aquisição de 1 armário persiana; 2 mesas de computador; 3 cadeiras
c/rodízios, braços e costas altas: 97.560,00€

Eu não sei a quanto está o metro cúbico de material de escritório mas
ou estes armários/mesas/cadeiras são de ouro sólido ou então não estou
a ver onde é que 6 peças de mobiliário de escritório custam quase 100
000€.

Alguém me elucida sobre esta questão?



2.    MATOSINHOS HABIT - MH

 - Reparação de porta de entrada do edifício: 142.320,00 €

Alguém sabe de que é feita esta porta que custa mais do que uma casa?



3.    UNIVERSIDADE DO ALGARVE - ESC. SUP. TECNOLOGIA - PROJECTO TEMPUS

- Viagem aérea Faro/Zagreb e regresso a Faro, para 1 pessoa no período
de 3 a 6 de Dezembro de 2008: 33.745,00 €

Segundo o site da TAP a viagem mais cara que se encontra entre
Faro-Zagreb-Faro em classe executiva é de cerca de 1700€. Dá uma
pequena diferença de 32 000 €. Como é que é possível???



4.    MUNICÍPIO DE LAGOA

 - 6 Kit de mala Piaggio Fly para as motorizadas do sector de águas:
106.596,00 €

Pelo vistos fazer um "Pimp My Ride" nas motorizadas do Município de
Lagoa fica carote!!!



5.    MUNICÍPIO DE ÍLHAVO

- Fornecimento de 3 Computadores, 1 impressora de talões, 9 fones, 2
leitores ópticos: 380.666,00 €

Estes computadores devem ser mesmo especiais para terem custado cerca
de 100 000€ cada....Já para não falar nos restantes acessórios.



6.    MUNICÍPIO DE LAGOA

- Aquisição de fardamento para a fiscalização municipal: 391.970,00€

Eu não sei o que a Polícia Municipal de Lagoa veste, mas pelos vistos
deve ser Haute-Couture.



7.    CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES

- VINHO TINTO E BRANCO: 652.300,00 €

Alguém me explica porque é que a Câmara Municipal de Loures precisa de
mais de meio milhão de Euros em Vinho Tinto e Branco????



8.    MUNICIPIO DE VALE DE CAMBRA

- AQUISIÇÃO DE VIATURA LIGEIRO DE MERCADORIAS: 1.236.000,00 €

Neste contrato ficamos a saber que uma viatura ligeira de mercadorias
da Renault custa cerca de 1 milhão de Euros. Impressionante...



9.    CÂMARA MUNICIPAL DE SINES

- Aluguer de tenda para inauguração do Museu do Castelo de Sines: 1.236.500,00 €

É interessante perceber que uma tenda custa mais ou menos o mesmo que
um ligeiro de mercadorias da Renault e muito mais que uma boa casa...
E eu que estava a ser tão injusto com o município de Vale de Cambra...



10.  MUNICIPIO DE VALE DE CAMBRA

- AQUISIÇÃO DE VIATURA DE 16 LUGARES PARA TRANSPORTE DE CRIANÇAS: 2.922.000,00 €

E mais uma pérola do Município de Vale de Cambra: uma viatura de 16
lugares para transportar crianças custa cerca de 3 milhões de Euros.
Upsss, outra vez o município de Vale de Cambra...



11.  MUNICÍPIO DE BEJA

- Fornecimento de 1 fotocopiadora, "Multifuncional do tipo IRC3080I",
para a Divisão de Obras Municipais: 6.572.983,00 €

Este contrato público é um dos mais vergonhosos que se encontra neste
site. Uma fotocopiadora que custa normalmente 7,698.42€ foi comprada
por mais de 6,5 milhões de Euros. E ninguém vai preso por porcarias
como esta?