quarta-feira, agosto 24, 2005

O Presidente não está bom da cabeça...

TSF Online: "

Claramente que o Dr. Jorge Sampaio não está bom da cabeça, a ver pela notícia que hoje vi sobre o que disse a propósito dos incêndios florestais.
Responsdabilizar os proprietários pela limpeza das matas?
Não sabe o Sr. Presidente da República que é hoje praticamente proibido limpar uma mata?
Não sabe que se se proceder à limpeza não se pode retirar o mato?
O Estado deixou toda a sua floresta ao abandono, com centena de casas de guardas florestais ao abandono.
Deu o pior exemplo que podia dar aos particulares.
A floresta deixou de ter uma política, excepto no que se refere às grandes empresas de papel, que recebem milhões de contos de subsídios.
Os pequenos proprietários particulares foram deixados completamente ao abandono.
Aqueles que eram ricos há trinta anos, estão hoje na miséria, em razão de uma política agrícola que é um absurdo completo e que só favorece os grandes.
Isso mesmo: os proprietários florestais que eram ricos há trinta anos estão hoje na miséria, porque não há qualquer estímulo para a produção florestal e porque os incêndios são um excelente mecanismo de destruição do mercado.
Mas há um outro problema: não há mão de obra.
O país está velho e não há mão de obra em Portugal que permita limpar a floresta. Nem há uma política de imigração correcta, que permita contratar pessoal no estrangeiro para limpar a floresta.
O que se está a preparar em Portugal, com toda a clareza, é uma nova forma de colectivização, desta vez com a marca da direita, mas não menos agressiva que foi a dos comunistas.
Meu pobre País.