segunda-feira, agosto 29, 2005

Skype & Cia

Há tempos que ando para escrever sobre esta matéria.
Um texto que me caiu no computador poupou-me o trabalho. Reproduzo-o abaixo.
Já usamos o Skype há muito tempo. É excelente e permite poupar milhares de euros.
Pergunto-me é porque razão a administração pública ainda não o implementou.
Gastam-se rios de dinheiro e comunicações, que poderiam poupar-se para acorrer a outras necessidades.
Claro que quando alguém levantar a questão se vai dizer que a poupança causará um enorme prejuizo à Portugal Telecom.

«O telefone é sem dúvida uma das melhores invenções de sempre, mas que trouxe atrelada uma das mais cruéis invenções de sempre: a conta para pagar. A internet está a subverter todo esse sistema, já que a todo o momento surgem programas gratuitos que permitem usar o computador como um autêntico telefone, sem pagar quase nada. Sendo que agora isso acontece com um acessório que até pode ser igualzinho a um... telefone.
Os primeiros a comunicarem com a tecnologia VoIP (sigla inglesa para ‘Protocolo de Voz através da Internet’) fizeram-no utilizando um microfone e as colunas do computador, depois apareceram uns auscultadores com microfone acoplado, mas a grande novidade são telefones que se ligam ao computador com um simples cabo USB, os chamados telefones VoIP, que já se expandem por Portugal.
Seja qual for a interface com o utilizador, o que a invenção permite é algo no mínimo revolucionário: ligar de graça para outras pessoas que tenham o mesmo programa ou, pagando uma taxa irrisória para ligar para telefones fixos ou telemóveisEm termos tecnológicos, a ideia é assustadoramente simples: quando se usa a internet, a voz é apenas mais uma forma de informação.
A partir do momento em que se aceita esse princípio, toda a rede de fios e ligações destinada a realizar as chamadas telefónicas parece redundante. Em vez disso, por quê não pegar simplesmente nas conversas, transformá-las em pequenos pacotes de dados digitais e mandá-los através da ‘net’? Muitas empresas têm apostado no desenvolvimento dessa tecnologia e há várias alternativas disponíveis na internet.
“Posso estar a noite toda a falar com a família, nos Açores, e a grande vantagem é que é grátis”, afirma animada Lina Murteira, uma emigrante portuguesa nos Estados Unidos, que vive com o marido e os filhos nos arredores de Boston.
“Nem sei quanto já poupámos em telefone, mas como usamos isto já há muito tempo, foi com certeza uma fortuna”, explica a utilizadora do programa Paltalk, que pode ser encontrado gratuitamente na internet em www.paltalk.com.
Esse programa permite falar com outras pessoas que também o tenham instalado no computador, tal como já é possível no famoso MSN Messenger, da Hotmail, ou no recentemente lançado Google Talk.
Mas há outros que vão ainda mais longe e permitem ligar para telefones fixos e telemóveis. É o caso do Vonage (www.vonage.com), o mais utilizado nos EUA, e a grande sensação do momento, o Skype (www.skype.com).
Desenvolvido pelos criadores do Kazaa – o mais popular programa de partilha de ficheiros – o Skype permite não só falar absolutamente de graça e por tempo indeterminado com outros utilizadores do mesmo programa, como também fazer chamadas para telefones fixos ou telemóveis em todo o mundo a preços quase simbólicos.
Para quem tem familiares no estrangeiro, já não faz sentido telefonar sem ser através de VoIP. A título de exemplo, uma chamada de 10 minutos para um telefone fixo em França custa apenas 17 cêntimos.»