quarta-feira, março 23, 2005

Adiada apresentação de credenciais por Seixas da Costa

Leio a notícia quando chego a Brasília...
Afinal foi adiada a cerimónia de entrega de credenciais pelo embaixador português.
Estranha esta visita de Rumsfeld...
É importante ver o que diz a imprensa americana... a propósito do estatudo da Amazónia.

«Brasília, 22 Mar (Lusa) - A apresentação das cartas credenciais do novo embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, marcada para esta quarta-feira, foi transferida para o dia 04 de Abril, informaram hoje fontes diplomáticas.
O Palácio do Planalto informou a Lusa de que a transferência da data se deveu a uma série de reuniões que o presidente Lula da Silva terá na quarta-feira.
Entre os compromissos do presidente brasileiro estão uma reunião ministerial e um encontro com o secretário de Defesa norte- americano, Donald Rumsfeld.
Seixas da Costa decidiu, então, transferir também para o próximo dia 04 a cerimónia que fará a "uma grande figura da história democrática brasileira e um grande amigo de Portugal", Juscelino Kubitschek.
O embaixador irá depositar uma coroa de flores ao pé da estátua do antigo presidente brasileiro à frente do Memorial JK, marco da memória de todo o processo de construção de Brasília.
Juscelino Kubitschek fez questão de que o primeiro embaixador a apresentar credenciais em Brasília fosse o de Portugal, numa cerimónia que coincidiu com a inauguração do Palácio da Alvorada, no dia 30 de Junho de 1958.
Projectado pelo arquitecto Oscar Niemeyer, o Memorial JK abriga fotos, medalhas, artigos pessoais e os restos mortais do ex- presidente brasileiro e recebe cerca de 80 mil visitantes por ano.»