domingo, outubro 20, 2019

Jornalistas


Jornalistas são uma espécie em vias de extinção.
Eu próprio sou titular da carteira profissional nº 9667, depois de ter tido outra com número mais baixo (...) mas não faço jornalismo, por razões que já expliquei e que explicarei de novo. Um um jornalista do nº 3
O Estatuto do Jornalista dispõe o seguinte, no seu artigo 1º:
1 - São considerados jornalistas aqueles que, como ocupação principal, permanente e remunerada, exercem com capacidade editorial funções de pesquisa, recolha, seleção e tratamento de factos, notícias ou opiniões, através de texto, imagem ou som, destinados a divulgação, com fins informativos, pela imprensa, por agência noticiosa, pela rádio, pela televisão ou por qualquer outro meio eletrónico de difusão.
2 - Não constitui atividade jornalística o exercício de funções referidas no número anterior quando desempenhadas ao serviço de publicações que visem predominantemente promover atividades, produtos, serviços ou entidades de natureza comercial ou industrial. 
3 - São ainda considerados jornalistas os cidadãos que, independentemente do exercício efetivo da profissão, tenham desempenhado a atividade jornalística em regime de ocupação principal, permanente e remunerada durante 10 anos seguidos ou 15 interpolados, desde que solicitem e mantenham atualizado o respetivo título profissional.

O essencial do jornalismo consiste, recolha, seleção e tratamento de factos, notícias ou opiniões, através de texto, imagem ou som, destinados a divulgação, com fins informativos.
É isto que distingue o jornalismo do tráfico de influências, que marca a comunicação do tempo atual.