domingo, outubro 20, 2019

Mitos e mitomania


Um mito (em grego clássico: μυθος; transl.: mithós) – diz-nos a Wikipédia -é uma narrativa de caráter simbólico-imagético.
Um mito não é uma realidade independente, mas evolui com as condições históricas e étnicas relacionadas a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a origem das coisas (do mundo; dos homens; dos animais; das doenças; dos objetos; das práticas de caça, pesca, medicina entre outros; do amor; do ódio; da mentira e das relações, seja entre homens e homens, homens e mulheres e mulheres e mulheres, humanos e animais etc.).
Por isso o mito depende de um tempo e espaço para existir e para ser compreendido
Mitomania, guiguibomania, compulsão em mentir, pseudologia fantástica ou mentir patológico é, também segundo a Wikipédia, um transtorno psicológico caracterizado por contar mentiras compulsivamente, sem benefícios externos e geralmente restritos a assuntos específicos apresentando-se de maneira bem vista socialmente.
 Em casos considerados mais graves, como a síndrome de Latif, podem incluir uma enorme diversidade de assuntos e a própria pessoa tem dificuldade em lembrar o que é verdade e o que é invenção.
O mitomaníaco pode estar parcialmente ciente de estar contando mentiras.
Mitómano é, segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa,  quem tem tendência impulsiva para mentir; que ou quem sofre de mitomania.
Continuamos a citar a Wikipédia...
Um proxeneta, vulgarmente conhecido por cafetão ou rufião no Brasil e por chulo em Portugal, é alguém que pratica o proxenetismo, ou seja, procura e administra clientes para uma prostituta, além de facilitar a sua prostituição, seja em bordéis ou na prostituição de rua, de modo a ganhar uma parte de seus rendimentos.
Proxeneta é, no quadro desta reflexão, todo o que promove e aproveita da prostituição de quem trafica informação, opinião e influência.
Segundo o Dicionário Criativo, achadiço pode significar, falso, contrário à verdade; mentiroso, fingido, irreal, inexato, que contém erros; falso, errôneo, que não procede, que não se justifica.
Para mim, achadiço é aquele que está sempre s dizer que acha isto e aquilo, sem ter, em boa verdade, achado o que quer que fosse.
-->