quinta-feira, abril 21, 2005

Espantoso este artigo do Diário Económico sobre a marca MGlass...

Falta de apoios à Mglass ameaça indústria vidreira da Marinha Grande


Este artigo é sintomático... Apesar dos milhões de euros recebidos do Estado a Vitrocristal - que é a proprietária da marca MGlass - não a consegue implementar sem continuar a sorver os cofres públicos.
Esta é das maiores perversões que conheço.
A marca nasceu como marca regional, destinada a ser usada por todos os fabricantes que respeitassem padrões de qualidade minimos.
No princípio a ideia de marca era de Marine Glass... Depois, porque Jorgen Mortensen entrou em litigio com alguns industriais que lhe copiavam os modelos e ele tinha a marca JM Glass, adoptaram a marcar MGlass... Foi só tirar o J...
A marca era uma bem público, mas cedo andou em bolandas e acabou em mãos privadas e a fazer cocorrência a tudo o que era industrial...
Tenho perguntado a diversas pessoas porque razão a Vitrocristal ACE afastou a generalidade das empresas, que nela se associaram.O que me têm dito - e eu não consegui confirmar em absoluto - é que tudo consistiu numa "engenharia" adequada a viabilizar apoios indirectos a empresas que não os podiam receber directamente, por não pagarem ao Estado e à Segurança Social.

Interessante saber que a marca MGlass já custou 22 milhões de euros.
Interessante perguntar quanto vendeu até agora...

Uma marca para todas as empresas é uma perversão e uma fraude...
Não existe um fabricante MGlass, nem um padrão MGlass.