domingo, abril 24, 2005

Grande confusao...

Cheguei a Londres perto do meio dia... (Desculpem a falta de acentos, mas escrevo este post de um computador alheio...).
Nas primeiras conversas com compatriotas chamaram-me a atencao para uma noticia que dava como certo que o PS quer acabar com o voto por correspondencia na emigracao.
A noticia vem no endereco acima reproduzido e o autor da mesma e o Paulo Pisco, que aparece identificado como o director do Departamento das Comunidades do PS.

Reproduzo o texto:

O director do departamento das Comunidades do PS, Paulo Pisco, que se encontra em Toronto, disse sexta-feira à Lusa que o voto dos emigrantes deverá passar a ser presencial, abandonando-se assim o voto por correspondência.
Segundo aquele dirigente, "está na forja a alteração da Lei Eleitoral no tocante ao voto para a Emigração, com vista à Assembleia da República, que passará a ser o voto presencial".
Acentua que "democraticamente é muito mais seguro o voto presencial do que este voto por correspondência, que permite teoricamente uma certa interferência em todas as fases do processo".
Interrogado sobre a forma de actuar, nas eleições, nas comunidades afastadas às vezes mais de 500 quilómetros de um Consulado, Paulo Pisco acentuou que "é ainda cedo para pormenorizar a forma de fazer", dizendo não saber, de momento, como é que tudo vai funcionar, "sabendo apenas que o sistema vai mesmo ser alterado". Aquele dirigente, falando no resultado das eleições legislativas nesta zona do mundo, disse que "para nós, no PS, foi uma surpresa não termos conseguido eleger pelo menos um deputado" e "de facto não conseguimos dar nenhuma explicação".
O Partido Socialista diz, entretanto, que vai abrir três novas secções no Canadá, nas cidades de London, Hamilton e Kingston. Pensa-se assim organizar e expandir as estruturas do PS no estrangeiro. Paulo Pisco, que participava num encontro comemorativo do sexto aniversário da secção de Toronto, de que é secretário - coordenador Joel Filipe, disse ainda que está a ser estudada "a substituição de muitos dos Consulados Honorários por escritórios consulares, para evitar a tal promiscuidade que às vezes é referida".
O responsável pelo Departamento de Comunidades disse ainda que vê o "grupo de pessoas que aqui estão, grande parte delas que não são filiadas no PS, como pessoas que têm uma grande expectativa em relação ao Governo do PS para as políticas que têm a ver com as comunidades".
Isto nao pode ser verdade...
Nao acredito que o PS ande de cavalo para burro.
O que e preciso e passarmos ao voto electronico... e nao acabar com o voto por correspondencia apenas porque os responsaveis pela organizacao da campanha eleitoral no circulo Fora da Europa sao incompetentes e nao tem o minimo respeito pelos seus concidadaos.
O PS tem que dar uma grande volta na sua organizacao referentes as comunidades da Diaspora.
Esta gente que aparece a falar em nome do Partido nao tem nem pensamento, nem qualificacao, nem sequer uma cultura de nivel minimo que lhe permita representar o partido com um minimo de dignidade.
O Lello e um bronco... Mas os seus apendices sao muito piores...