quarta-feira, novembro 08, 2006

EDMUNDO PEDRO FAZ 88 ANOS

Edmundo Pedro comemora hoje 88 anos, poucos dias antes da publicação do primeiro volume das suas memórias.
Trata-se de um livro notável, em que Pedro recorda o fervor da sua crença no comunismo e a perda da fé, perante a desilução.
O livro promete ser um sucesso editorial... Não resisto a algumas citações.
«O meu irmão João, mais novo do que eu dois anos, foi, como eu, jovem comunista. A sua identificação ideológica com o comunismo foi ainda mais precoce do que a minha. Iniciou a sua militância com apenas onze anos! É também pensando no significado de uma tal precocidade que escrevo este livro!
Com efeito, tinha essa idade quando o convidaram a saudar, em nome dos "pioneiros" portugueses (obviamente inexistentes!), o IV.º Congresso do Partido Comunista Espanhol realizado em Sevilha no fim de 1931 ou no início de 1932. O meu pai, Gabriel Pedro, recentemente ali chegado, depois de ter fugido da Guiné, acabara de aderir àquele partido. Participou no congresso, bem como a minha mãe, Margarida Tavares Ervedoso, que, mais uma vez, saindo de Portugal, se lhe juntou. O meu irmão acompanhou-a. Antes disso, esteve com os meus pais na Guiné. A minha mãe deslocou-se para junto do marido quando este ali estive deportado. O João foi o filho que mais de perto seguiu a trajectória do pai – e que por isso mais directamente sofreu a sua influência moral e ideológica.
Meu pobre e querido irmão! Com que transbordante entusiasma ele me relatava a saudação que endereçara aos comunistas do país vizinho presentes naquela reunião! Com que admiração ele evocara, algum tempo antes de morrer, os admiráveis êxitos da industrialização em curso na União Soviética no âmbito do II.º Plano Quinquenal! Ele, apesar dos seus catorze anos, já acompanhava de perto, com uma paixão idêntica à minha, os resultados obtidos por aquele plano! Sabia de cor os milhões de toneladas de carvão saídos das minas do Donbass e os megawatts produzidos na nova central hidro-eléctrica do Dienieper!»