terça-feira, novembro 15, 2005

As verrinas da Eulália

A minha amiga Eulália continua verrinosa.
Vejam o que escreve no PortugalClube sobre a Missa da Esperança:


«A Missa da Esperança foi devidamente divulgada nos Jornais onde trabalho como uma inicativa da Comunidade Portuguesa de São Paulo porque essa é a minha obrigação como jornalista.
Na qualidade de Eulalia Moreno, contribuinte fiscal em Portugal, tenho a dizer que foi mais uma palhaçada para levar o nosso dinheiro, já que as verbas do Icep provém das nossas contribuições. Todo ano é esse regabofe de artistas brasileiros e suas comitivas se exibirem para enganar trouxas. Este ano, então, extrapolou: dona Maria Bethânia, praticante do candomblé, filha de Mãe Menininha do Gantois ( que devia estar rolando no caixão na hora da missa), Joanna que é um fracasso de público quando se apresenta nos Coliseus de Portugal, o padre Antonio Maria que desde que aceitou " casar" o jogador Ronaldinho com a Cicarelli naquele castelo de Chantilly ( pelos vistos o amor e o respeito derreteram rapidamente como o próprio nome do Castelo) ficou muito mal visto, ou melhor, bem visto como o oportunista que sempre foi, Cristiane Torloni que na época do sr. Santana Flopes, secretaria da Cultura ( quando declarou que adorava " as peças para violino de Chopin") , envolveu-se sentimentalmente com o próprio e conseguiu verbas astronomicas para uma peça completamente louca que esteve em cartaz sempre com casas vazias e cujo prejuízo nós aguentamos, Ana Maria Braga que só passou a amiga de Portugal e dos portugueses via "milagre de N.Sra. de Fátima na cura de um câncer" porque antes disso, só fazia piadas de portugueses chamando-os sempre de burros. Isso só para falar do " produto nacional brasileiro", convidado para o Trem da Alegria que o sr. Paulo Machado promove anualmente. Aliás , quem assistiu á transmissão pela tv, viu claramente que as pessoas presentes em Fátima estavam, literalmente, se marimbando, para as cantorias dos brasileiros, estavam ali com os seus corações e as almas voltadas para Nossa Senhora de Fátima.
Sobre os restantes presentes, nem faço comentários porque é tudo muito pequeno e mesquinho para a minha cabeça. »
Acho que não tem razão nenhuma.
Fátima tem uma potencialidade turística, em termos de turismo religioso, que é fantástica.
Penso que o ICEP deve aproveitar este elevado potencial e que o dinheiro que gastou é muito bem gasto.
Deixemo-nos de lérias. Falou-se mais de Fátima por causa da Missa da Esperança do que se falou relativamente a muitas outras iniciativas em que se gastou muito mais dinheiro.