segunda-feira, novembro 14, 2005

Comunicado de imprensa

COMUNICADO


O Consulado Geral de Portugal em S. Paulo emitiu esta tarde, depois de uma semana de dolorosa espera, um titulo de viagem que permite que o menor de quatro anos Mikael Alexis Soares Leite viage amanhã para Portugal.
Há situações em que um dia são séculos e uma hora são anos. Esta foi uma dessas situações.
Em nome e a pedido de seus pais, agradeço à comunicação social, a começar pela Televisão Bandeirantes a contribuição que deu para a solução deste problema. Se não fosse a comunicação social, os advogados envolvidos neste caso não teriam tido sequer a possibilidade de entrar no Consulado Geral de Portugal em S. Paulo, onde lhes foi barrada a entrada quando o pretenderam fazer.
Quando a natureza das situações não é compatível com a normalidade dos procedimentos judiciais, sempre sujeitos a prazos que não podem reduzir-se, a comunicação social pode assumir, como assumiu no caso vertente, um papel primordial na defesa dos direitos e interesses dos cidadãos.
Vai, pois, para a comunicação social toda a gratidão que os pais do menor entenderam manifestar-nos relativamente ao nosso trabalho. Sem os jornais e as televisões, por maior que fosse o nosso esforço, esta criança estaria condenada a estar separada da família por largos meses, como foi, implicitamente, admitido pelo por porta-voz do Ministro português dos Negócios Estrangeiros.
Em nome dos pais do Mikael agradecemos, outrossim, à delegação da TAP no Brasil a atenção e o carinho com que tratou das diligências de transporte do menor, que, cumpridas as formalidades legais perante as autoridades brasileiras, viajará aos cuidados da companhia para Lisboa, no voo de amanhã, terça-feira.

S. Paulo, 14 de Novembro de 2005
Miguel Reis
Advogado