terça-feira, novembro 15, 2005

Em Londres como em S. Paulo

Cito do LittlePortugal, sem comentários e sem alterações de grafia:


«Venho por este meio partilhar convosco. a experiencia desagradável que tenho tido em contactos com o consulado portugues no UK ao longo dos ultimos anos e agradecer a V. Exa. e a sua equipa o serviço excelente de que fui alvo nas últimas semanas.

Sou emigrante no UK há já cinco anos e durante este tempo tentei obter serviços junto do consulado duas vezes. A primeira foi há quatro anos quando necessitei de uma procuração. Tive de ir para o consulado às quatro da manhã numa fila ao frio e chuva duas vezes até finalmente ser atendida e me dizerem que faltava um papel!

Desisti e fiz a procuração em Portugal com grandes custos e demora. A segunda vez foi ha duas semanas quando necessitei de uma declaracao de estatuto de emigrante para abrir uma conta poupanca emigrante junto do BES.

Liguei para o consulado varias vezes para saber o horario de atendimento e finalmente consegui ouvir uma mensagem que informa que no consulado agora so atendem os Portugueses com marcacao de entrevista por correio ou por fax. Como parto para Portugal dentro de duas semanas para ter a minha bebe nao posso esperar os meses que tal marcacao implicaria.

Os meus colegas Portugueses ja desistiram ha muito de contactar o consulado. É uma vergonha e uma pena esta situação. Espero que o serviço excelente que o Gabinete de Apoio presta aos nossos cidadãos no UK sirva de exemplo para rectificar uma situação insustentável no consulado.

Quando contactei os vossos serviços na Sexta Feira passada por telefone tive imediatamente uma conversa muito útil e profissional com a Sra. D. Tina Fernandes, que me explicou claramente que documentos deveria trazer para emissão da declaração de emigrante. Fui atendida, sem custos extras. Dei um donativo. Não podia ter ficado mais satisfeita e orgulhosa com o trabalho desempenhado por V. EXas. e agradeço muito de novo a atenção e profissionalismo do Gabinete de Apoio. Estou muito grata,

Constança Monteiro Casquinho»