quarta-feira, novembro 09, 2005

Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Diz o Consulado Geral de Portugal em S. Paulo que «não há mais filas de espera» e apela a que se veja porquê.
Mas não se vê nada, para além do que é evidente.
Diz-se no site que a Central de Atendimento Telefónico «presta todas as informações de que o utente precisa».
É uma mentira, pela simples razão de que os telefonistas não estão minimamente habilitados a prestar tais informações.
É dificil (ou eu não tenho sorte) conseguir uma ligação. Já o consegui uma meia dúzia de vezes, para mero testo do que afirmo. Se o pedido de informação ultrapassar o trivial não há resposta ou sai asneira.
Hoje fui ver como é, ao vivo... E já conto.
Na passagem pelo site, cujo link reproduzo, fico-me com uma reflexão.
Não sei quantos telefonistas tem o Consulado para atender 750 ligações em 8 horas continuas.
Com benevolência, sem contar com intervalos nas chamadas temos os seguinte resultados:
- Se for um telefonista, cada chamada dura apenas 38,4 segundos
- Se forem dois telefonistas, cada chamada dura 76,8 segundos;
- Se forem quatro telefonistas, cada chamada dura 153,6 segundos;
- Se forem oito telefonistas, cada chamada dura 307,2 segundos, ou seja 5,12 minutos;
- Se forem dezasseis telefonistas, cada chamada dura 614,4 segundos, ou seja 10,24 minutos.
Tudo isto se não houvesse interrupções para nada, nem sequer para respirar nos intervalos das chamadas.
Haja decoro.
Esta é maior fraude da Administração Pública portuguesa que eu conheço...